"Muita gente pode até achar muitos defeitos no Fusca, dizer que ele é ultrapassado, que os outros carros são melhores e que não vale a pena adquirí-lo por muitos motivos. Mas um apaixonado por Fusca, mesmo consciente das limitações desse modelo, sabe ver as qualidades que ele tem e não liga muito para explicações racionais sobre o motivo de possuí-lo. Pois, como o filósofo Blaise Pascal dizia: “O coração tem razões que a própria razão desconhece!” - Fabiano Correia

22 de jun. de 2011

22 de junho - Dia Mundial do Fusca


Muita gente sabe que neste dia se comemora o dia mundial de um ícone da indústria automobilística mundial - o Fusca. Porém, pouca gente sabe o porquê da escolha desta data.
Durante o V Encontro Internacional de VW Antigos que ocorreu em Bad Camberg (1995), na Alemanha, tal data foi definida por ter sido nela, em 1934, a assinatura do contrato entre Associação Nacional da Industria Automobilística Alemã e Ferdinand Porsche para o início da produção do nosso amado besouro.

Dentre tantos detalhes que podemos relatar desta história de sucesso, destacamos os seguintes:

1936 - Após a assinatura do contrato em 1934 , Porsche apresenta três protótipos batizados de Volksauto-série VW-3, que foram testados por 50 mil Km.

1940 - Em 15 de agosto deste ano o primeiro carro deixa oficialmente a linha de produção, tendo sido batizado de KdF Wagen. KdF derivava do título "Kraft durch Freude" - Força pela Alegria, que era o nome dado ao setor responsável pelo sistema de vendas do veículos. O primeiro "Beetle" era azul escuro/acinzentado, assim como seriam todos os demais vendidos.

1946 - Passada o caos gerado pela segunda Grande Guerra, começa então a reconstrução da fábrica e um ano depois da retomada, já existiam 10 mil volkswagens sedans em circulação. 

1950 - O primeiro lote de VWs que desembarca no Brasil, via porto de Santos, era composto por 10 Fuscas e duas Kombi barndoor e o primeiro fora vendido ao paulista Rodolfo Maers.O carro vinha desmontado da Alemanha (ou em kits "CKD", "Completely Knocked Down") e, curiosamente, não era montado pela Volkswagen, que ainda não havia se instalado no Brasil. A empresa responsável pela montagem era a Brasmotor (mesmo grupo dono da Brastemp, por exemplo) e o modelo importado era o conhecido "Split Window", com vidro traseiro dividido em dois.

1953 - O Fusca deixou de ser montado pela Brasmotor e a Volkswagen assumiu a montagem do carro no Brasil, com peças vindas da Alemanha. O modelo produzido já era o que tinha janela traseira única, oval.

1955 - O milionésimo Fusca chega ao mundo neste ano, quinze anos depois do início de sua produção

1959 - Inicia-se oficialmente a produção do Sedan em nosso país, embora parte das suas peças ainda fosse importada. A janela traseira aumentou de tamanho, deixando de ser oval e passando a ser retangular neste modelo.

1962 - O Fusca torna-se líder de vendas no Brasil, com 31.014 veículos vendidos

1967 - A Volkswagen adota o motor 1.300 cc e 46cv no lugar do antigo 1200, de 36cv e também troca o sistema elétrico de 6 volts pelo de 12. Foi durante esta época que o Fusca sedimentou a Volkswagen no mercado nacional, permitindo o lançamento de vários derivados no mercado nacional, tais como o Vw 1600, o TL, a Variant, o Karmann Ghia TC, o SP2, a Variant II, o Brasília e o Gol.

1972  - O Fusca ultrapassa o recorde mantido pelo Ford T até então, ao comemorar a produção de 15.007.034 unidades e em 1973 ocorreu o auge da popularidade e produção no Brasil, com 1,25 milhão unidades produzidas.

1983 - A VW resolveu rebatizar o modelo no Brasil, adotando finalmente o nome que se tornara popular, Fusca. Até então o automóvel era oficialmente denominado "VW Sedan" nos registros dos Detrans. O nome Fusca está relacionada com a pronúncia alemã da palavra Volkswagen. O fonema da letra V em alemão é algo como "fau" e o W é "vê". Ao abreviar a palavra Volkswagen para VW, os alemães falavam "fauvê". Logo que o Fusca foi lançado na Alemanha, ficou comum a frase "Isto é um VW" ("Das ist ein VW"). A abreviação alemã "fauvê" logo se transformaria em "fulque" e "fulca". Em Curitiba se fala 'fuqui' ou 'fuque', no Rio Grande do Sul é 'fuca'. Mas em São Paulo, talvez por uma questão de fonética, acrescentaram o 'S' na palavra e o Volkswagen virou Fusca.

1986 - A Volkswagen resolve descontinuar a fabricação do Fusca no Brasil, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos doze carros mais vendidos daquela época. Um dos motivos era a necessidade de abrir espaço em linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo para o Santana e para o VW Fox, a ser exportado para os EUA. 

1993 - Por sugestão do então presidente Itamar Franco a empresa voltou a fabricar o modelo. Itamar queria a fabricação de carros populares e sugeriu que o Brasil precisava de um carro como o Fusca. Tal produção estendeu-se até 1996, quando a empresa deixou de produzir o carro definitivamente, com uma série especial denominada Série Ouro. Nesse segundo período foram contabilizadas cerca de 47.000 exemplares montados, que estão incluídos nos 3,3 milhões que foram produzidos em nosso país.

2003 - No México, único país que ainda produzia o "Vocho", novas leis que determinavam a redução de emissão de poluentes decretaram o fim do carro. O último carro foi enviado para o museu em Wolfsburg e este veículo ímpar alcança a incrível marca de 21.529.464 Fuscas produzidos no mundo (não contando os outros modelos à ar ou o New Beetle). 

PARABÉNS AO NOSSO VOLKS!
Abraços do Clube a todos.

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