"Muita gente pode até achar muitos defeitos no Fusca, dizer que ele é ultrapassado, que os outros carros são melhores e que não vale a pena adquirí-lo por muitos motivos. Mas um apaixonado por Fusca, mesmo consciente das limitações desse modelo, sabe ver as qualidades que ele tem e não liga muito para explicações racionais sobre o motivo de possuí-lo. Pois, como o filósofo Blaise Pascal dizia: “O coração tem razões que a própria razão desconhece!” - Fabiano Correia

17 de mai. de 2012

14º Sul Brasileiro de Fuscas - Traremos o Typ 181 "The thing"

Sempre nos preocupamos em reinventar nosso o evento a cada ano que passa. Tentamos sempre trazer aos nossos visitantes e aos admiradores de VWs, algo que faça a diferença. Desta forma, este ano conseguiremos expor um veículo muito raro em nosso país, E NÃO É UM FUSCA!



O VW Typ 181, popularmente conhecido nos Estados Unidos como "A Coisa", é um pequeno veículo militar que teve sua produção iniciada pela Volkswagen durante a década de 60, devido a necessidade de um veículo de transporte leve, por parte do exército da Alemanha Ocidental, enquanto era desenvolvido em conjunto com a França e a Itália o projeto do Jeep Europa.

Aliado a isto, no México havia uma demanda de um veículo de uso misto, que pudesse lidar com as estradas rurais melhor que o Fusca, que já era vendido em larga escala por lá.

Como sua produção seria em caráter provisório e para economizar em desenvolvimento e produção, a fábrica decidiu usar o maior número possível de componentes já utilizados em outros modelos VW, fazendo com que o veículo utilizasse peças do Fusca, Karmman Ghia, Kombi, entre outros.

Entre suas características, possui carroceira em chapa, não possui isolamento acústico e suas 4 portas não possuem janelas, mas sim lonas e plástico. O parabrisa pode ser deitado sobre o capô, o painel é simples e básico, pouco peso - apenas 400kg -  e possui altura elevada em relação ao solo (30cm) - para evita a entrada de água.


O exército alemão chegou a ter mais de 15.000 unidades do simpático "jipinho", mas o EUA acabou sendo o maior mercado consumidor civil, que começou a importá-lo em 1972. Entre os anos de 73 e 74 foram vendidas 29.000 unidades dele e suas vendas foram encerradas em 75, pois o mesmo já não conseguia se enquadrar nas normas de segurança vigentes.


No Brasil temos notícia da existência de apenas 2 unidades. Uma do ano de 1973, na cor laranja e que está exposta no Museu do Automóvel de Brasília e esta outra, de ano 1972 e que estará exposta no dia 20 de maio  durante o nosso encontro - 14º Encontro Sul Brasileiro de Fuscas e Parentes.

E você deve estar se perguntando: Cadê as fotos? 
Na verdade foi de propósito, para deixar você ainda mais curioso e vir correndo no dia 20 para conhecê-lo pessoalmente e tirar várias fotos do modelo.

Oportunidade como esta não surge sempre! Então não perca, dia 20 venha conhecer "A coisa".
Abraços do Clube e até lá.
Fontes: Wikipedia, Edição nº 22 da revista Fusca & Cia e fotos tiradas da internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Entre em contato


Nome:

E-Mail:

Cidade:

Telefone:

Modelo e ano do veículo:

Assunto:

Mensagem:


Só reproduza o material existente neste blog após autorização prévia do grupo. Não dificultaremos o acesso a este, porém queremos apenas uma utilização consciente e respeitosa a todos que aqui participam. Quaisquer dúvidas entre em contato. Respeite para ser respeitado!

  ©Clube do Fusca de Blumenau - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo